Suomi


Em português:
"Olá, isto é o que se chama de finlandês, a língua que se fala na Finlândia. Como isto é uma tradução rasca de um texto em português para finlandês, só para ter algo para dizer nesta língua para mostrá-la ao mundo, este discurso está ferido de erros. Adeus, passem bem."

A damm good videoclip


David Fonseca . Rocket Man

Enough!


Chegam de problemas! Como vivemos todos em torno de problemas! Problemas, problemas, problemas!
É óbvio que todos temos problemas, mas temos igualmente todos momentos felizes na vida, nem que sejam breves. Breves mas felizes, portanto, porque não falar de um não-problema?

O sol, radiante como o próprio conceito da vida, passeia pela céu imenso. O céu, azul, traz consigo pesadas e cinzentas nuvens, nuvens essas que enconbrirão o infinito celestial. Mas voltarão a ir, e, mesmo que se demorem a despedir, o sol continuará a passear serenamente acima delas.

Novo apelo ao meu fotolog


http://www.flickr.com/photos/linnealidegran/

Lá terei que aturar o fantasma que me presegue...

Recuso-me a viver com ele assim como é, a sorrir-me cinicamente atrás do meu reflexo. Como esteve, está e estará sempre presente, resta-me apenas tentar melhorá-lo, mas através de uma mudança pessoal.
Sabe-se lá, talvez este processo de mudança corra tão bem que qualquer dia convide o fantasma para um chá...

A Suspeita (1999), de José Miguel Ribeiro



A Constança raptou a Isolda

8 anos do dia 8 do 8º mês


Dás-me a mão e adormeces a meu ombro, e relembro que fazem hoje cerca de 2920 dias desde que te conheci, desde que apareceste no meu mundo.
Tudo o que já vi e vivi contigo... os teus risos, sorrisos, choros e gritos, os teus passos, a tua bondade ingénua e temperamento temporário, a tua altura que, ainda que bastante inferior à minha, aumenta a olhos vistos, os nossos projectos, enfim, afins...
Vazias e mortas são as palavras que escrevo para descrever algo tão grande... mas queria-te desejar os parabéns...
Feliz aniversário, Constança.

Sim, querida Chow, porque não ser uma vaca? Tantos os problemas que não tinhamos!

(talvez das suecas, porque sendo a Suécia o país que mais respeita os animais na Europa, não sofriamos de uma morte lenta e turtuosa)

Acorrentada ao presente mundial

Segundo muitos estudos, dos quais não sei o nome, a Suécia é o país europeu, senão mundial, que mais respeita os animais e os seus direitos (que inicialmente não existiam mas que o ser humano criou quando começou a industrializar o mercado animal, segundo a minha persona).
Infelizmente isso também aumenta o preço dos produtos animais, especialmente o preço da carne. Isso faz com que as pessoas comprem produtos exportados, mais baratos, como as escolas, por exemplo, que compram frangos congelados vindos da Tailândia para alimentar os seus alunos.

Kräftskivan

¨
A Kräftskiva, tradicional festa estival sueca de lagostins, costuma estar presente em todos os meus verões. Este verão, embora não tenha comido nenhum lagostim (sei muito bem o que perco, mas eles são cozidos vivos!) entreti-me a fotografar um lagostim, coisa que captou a atenção de muitos dos 26 convidados. Mas foi um bom momento, foi um bom entretenimento para as crianças que se riram ao ver este video.

Was ist das? . Pergunta 1


A todos os poucos seguidores dispostos a cooperar: uma série de perguntas que vou ao poucos levantando sobre pequenos detalhes quotidianos que apanho com o meu 3º olho. Posto um detalhe e quem quiser tentar adivinhar o que é, be my guest. Não haverão quaisquer modificações nas imagens. Quanto muito aumento de contraste. Depois quando me apetecer escrevo na mesma postagem o que verdadeiramente é.

It ist correct and obvious! Yey!

Sem título, sem comentários


Experiência falhada de stop-motion (sequência de fotografias) em que ando como um ogre e ando sem andar.

Religião desenvolvida


Ontem, Domingo, dia santo da semana, estive numa missa na igreja de Boxholm, assistir ao pregatório da minha prima (que está no penúltimo ano do curso religioso protestante na universidade - sim, aqui na Suécia tira-se um curso superior para se ser padre/madre). A igreja, imponente e fria exteriormente, feita com a pesada pedra local, apresentava um ar gótico, embora feito no século XVIII. Por dentro era, como qualquer outro edificio público sueco, muito acolhedor, quente e "caseiro", com estruturas de madeira, café preparado junto à porta, para o final da missa, e tapetes!
Começou com o tradicional culto de agradecimento a Deus (que eu sempre achei bastante absurdo). O pregatório em si consiste na leitura de um texto relativo ao tema desse domingo. Depois de lido, o texto é analisado pelo(a) padre/madre com base a sua cultura geral, sentimental e pessoal (pois uma pessoa pode bem discordar com algum texto bíblico, mas dar a volta à coisa e ver de um outro ponto de vista para melhor perceber). Neste domingo o tema da diferença entre o mau e o bem foi tratado de uma forma muito cuidada e interessante. No decorrer da missa cantaram-se salmos (sem beatas desafinadas!) acompanhados por um piano (afinado!). E isto em menos de uma hora, não foi nenhuma tortura, ao contrário de certas missas infinitas de culto cego preso a palavras já escritas ao divino ser que habita em todos nós.

Tack Hannah!