Hello!

Há dias, numa excursão pelas internets, encontrei uma muito boa reconstituição animada (provavelmente em formato gif) dos estudos fotográficos da tridimensionalidade, do artista japonês T. Enami.

T. Enami é o heterónimo de Enami Nobukuni, nascido em Edo (actual Tokio), em 1859, e falecido em 1929. Para além do seu trabalho fotográfico abordar situações quotidianas, geralmente de classes sociais mais altas, dentro do contexto da cultura japonesa, também começou a explorar o espaço através de fotos à mesma situação, mas em pontos de vista ligeiramente diferentes.

Esculturas recicladas





Estas esculturas, feitas com centenas de pequenas peças plásticas, são da autoria de Sayaka Kajita Ganz, uma artista plástica nascida no Japão e actualmente habitante dos EUA.

Garuda


Curta animada sobre um rapaz na Índia que persegue os seus sonhos. O nome, Garuda, remete à figura mitológica presente na cultura hindu e budista, representada como uma pessoa com grandes asas e penas no corpo.

Realizada por Nicolas Athane, Meryl Franck, Alexis Liddell, Andres Salaff e Maïlys Vallade, em 2008.

Get out


Animação genialmente bonita, muito bem concebida, quer conceptualmente e tecnicamente (em termos de modelação tridimensional).

Ao sair da porta, um mundo acaba ou simplesmente começa?

Curta-metragem animada, realizada em 2009, por Charlotte Boisson, Julien Fourvel, Pascal Han-Kwan, Tristan Reinarz, Fanny Roche.

10 MINUTA


10 minutos em dois locais distintos (Sarajevo, na Bosnia, e Roma, em Itália) são aqui retratados por Ahmed Imamovic. Esta curta, de 1994, ganhou o prémio de melhor curta-metragem europeia, em 2002.
A história das garrafas de Coca-Cola
The Facts About Cigarettes

O efeito Droste

Este efeito tem como origem a tradicional embalagem dos chocolates holandeses da marca Droste, daí o nome depois adoptado.
A imagem da capa representava um infinito do presente, criando uma inovação no campo da imagem, sendo o efeito, depois disto, utilizado para inúmeros fins, tais como a capa do álbum Ummagumma, dos Pink Floyd, no ícone dos mundialmente famosos queijos de La vache qui rit, e nas antigas embalagens de Smarties.

Pronto, tem piada. :]