Raízes


Perguntaram-me despreocupadamente o que eram raízes para mim. Como pessoa complicada que sou, embrulhei-me nessa questão, nesse novelo ainda por desentrelaçar.
O que são raízes?
Sei lá, raízes são na sua forma mais concreta aquilo que absorve a água e os sais minerais da terra para alimentar uma planta, mas desenvolvendo, podemos usar essa ideia e utilizá-la connosco mesmo. Raízes somos nós, raízes são aquilo que tornaram-nos naquilo que somos.
Há cada coisa com que matutar!

O que são raízes para ti?

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem, perguntas-me o que acho de raízes? Oh pá sei lá, raízes são na sua forma mais concreta aquilo que absorve a água e os sais minerais da terra para alimentar uma planta, mas desenvolvendo, podemos usar essa ideia e utilizá-la connosco mesmo. Raízes somos nós, raízes são aquilo que tornaram-nos naquilo que somos.

xx disse...

Tem de se poder partir
contudo ser como uma árvore:
como se a raiz permanecesse na terra,
como se a paisagem passasse e nós ficássemos.

Hilde Domin

Pepper disse...

Raízes são o que criamos para nos agarrar a alguém. Nascem de uma necessidade de nos fixarmos num ponto, ou nós é que acabamos por (re)nascer dessa necessidade.
Raízes são o que por vezes nos mata, são o nosso ponto mais fraco. São o que emotivamente desenvolvemos para nos envolvermos.
Nelas está tudo o que trabalhamos menos a nossa protecção, todavia a protecção do outro continua presente e importante: Criamos raízes para nos agarrarmos a uma pessoa, em vez de nos agarrarmos com as unhas, que acabam sempre por magoar quando menos se espera.
Mas, em tempos negativos, as raízes salvam-nos da tentação de cair, de perder e de afastar. Deixam-nos no mesmo sítio nos bons e maus momentos.

Enquanto caía, agarrei-me com mais força para não me magoar, arranhei cada vez mais para não cair, e acabei por magoar o solo onde me tinha plantado.
Devia-me ter agarrado com raízes e não com as unhas.

xx disse...

E, um dia, cortei com essas raizes, deixei de ser árvore: não permaneci, por algo ou qualquer coisa semelhante a cobardia.

Um dia que não hoje.